Avançar para o conteúdo principal

Despensa & Cia

Com tantos papéis que desempenho confesso que me senti obrigada a organizar-me para que as refeições familiares não fossem colocadas em causa.
O meu método não é infalível nem penso que tenha inventado a roda... Nos tempos que correm são muitos os sites, revistas ou livros que nos orientam. Eventualmente já alguém deverá ter feito uma tese de mestrado sobre o tema... :-)
À 6ª feira à tarde tiro 20 minutinhos para pensar nas refeições da semana (que começam no sábado e terminam na 6ª feira seguinte). Decido o que vou almoçar e jantar, se preciso fazer iogurtes para a semana, sopa, etc... E depois faço a lista dos ingredientes que vou necessitar para realizar cada uma das receitas. No dia seguinte basta seguir para a praça e para o hipermercado e comprar apenas o que me falta. Para além de ser um método em que poupo tempo, a verdade é que compro apenas aquilo que me faz falta nessa semana, sem cair no erro de ceder ao impulso de comprar por comprar - poupando dinheiro.
No dia-a-dia, a forma que arranjei para não perder o fio à meada relativamente ao que tenho na despensa e no frigorífico, é fazendo uma lista que coloco na parte interior de um dos armários despenseiros. À medida que vou gastando os ingredientes, vou assinalando na lista... Assim não preciso perder tempo a verificar o que tenho ou não...
A minha lista está subdividida da seguinte forma:

Arroz e Massa
Arroz Agulha
Arroz Carolino
Arroz Basmati
Risotto
Esparguete
Fusilli/Penne
Letras/pevides para canja
Placas de lasanha
Canelones

Farinhas e Cia
Açúcar refinado
Açúcar amarelo
Bolacha maria
Chocolate de culinária
Cacau em pó
Coco ralado
Essência/vagem de baunilha
Farinha T65
Farinha T55
Farinha integral
Fermento de padeiro seco
Fermento para bolos
Maizena (amido de milho)
Gelatina neutra
Gelatina de sabores
Passas
Âmendoa
Nozes
Pinhões

Enlatados, Conservas e Cia
Atum
Fruta em calda
Leite Condensado
Leite de coco
Leite evaporado
Óleo de Palma
Milho
Rebentos de soja
Rebentos de bambu
Azeitonas
Feijão
Grão
Lentilhas

Especiarias,Temperos e Cia
Polpa de tomate
Azeite
Vinagre
Óleo de girassol
Alho em pó
Sal marinho (grosso)
Sal fino
Canela em pó
Pau de canela
Flor de anis
Caril
Açafrão
Garam Massala
Pimentão
Louro
Oregãos
Pimenta
Piri-piri
Tomilho seco
Molho de soja
Vinho branco
Cerveja 

Frescos
Batatas
Cebolas
Alhos
Limões
Laranjas

Outros
Batata palha
Tortilhas mexicanas
Cereais
Chá
Café solúvel
Leite
Leite em pó
Tostas
Natas

Frigorífico
Bacon
Mostarda
Mayonese
Iogurtes naturais
Legumes
Manteiga
Margarina
Queijo mozzarela
Queijo parmesão

Congelador
Bases para pizzas
Fruta congelada (para gelados, sumos e batidos)
Pão
Vegetais
Carne
Peixe

Podem ainda fazer uma lista para bens como detergentes da casa e produtos de higiene pessoal.

Comentários

  1. Excelente organização. Muito obrigada! Elisabete Miranda

    ResponderEliminar
  2. Eu também faço a minha ementa (ou menu como lhe chamo) todas as semanas :D
    Depois vou fazendo como a senhora, iogurtes para a semana, sopa (sempre em creme pois é da maneira mais fácil de se comer aqui em casa) ao fim de semana vem o pãozinho caseiro... é tão bom!

    ResponderEliminar
  3. Uma lista que não achei nada má :) partilho consigo
    http://o-meu-mundo-secreto.blogspot.pt/2011/03/lista-de-detergentes-e-afins.html
    Espero que possa ser útil de alguma forma. Eu alterei-a de modo a ficar apenas com os produtos que habitualmente faço e pronta a usar. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diabólicas delicias obrigado pela partilha. Gostei muito da sugestão. É incrível como um pouco de organização pode facilitar o nosso dia-a-dia sempre a correr.

      Eliminar
  4. Bom dia,

    Tenho produção própria de miolo (grão) de amêndoa e azeite de trás-os-montes e pensei que poderia estar interessada em comprar. Vendo pequenas quantidades (min. 1kg e 5 litros).

    Cumprimentos,

    João Tomé
    joaobtome@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João acha que me pode mandar preços por email? Sonialegre@gmail.com e ja agora saber de que forma os produtos chegariam ate mim e os custos associados.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…