Avançar para o conteúdo principal

.

Cheesecake de marmelo

Adoro o outono. Os cheiros, as cores, as frutas, os legumes, tudo. Se pensar bem, talvez seja a minha estação do ano preferida. 

Nesta altura tiro as mantas para fora, coloco o edredão mais quentinho na cama, saltito em cima das folhas secas na rua (sim tal qual as crianças), faço a primeira lareira da época, enfeito a cozinha com abóboras, como as primeiras castanhas e os primeiros marmelos, festejo o Halloween e o meu aniversário... Adoro!

Há qualquer coisa nos ingredientes desta estação que me inspiram. Talvez seja o meu estado de espírito, mas sem dúvida que a cabeça fervilha sempre com ideias com batata doce, abóboras, marmelo, castanhas, enfim...

E como este outono tem sido morno, lembrei-me de fazer algo inédito com os primeiros marmelos. Um cheesecake. Porque não? Sempre respeitando a qualidade dos produtos. Sempre mantendo tudo o mais simples possível. E talvez por isso tenha ultrapassado todas as expectativas. Só mesmo experimentando vai perceber o quanto é uma delicia!

Já me esquecia! Este cheesecake foi feito com o requeijão para barrar que a Saloio me fez chegar! Nham!







Cheesecake de marmelo
[fez 4]

Ingredientes:

Para a base:
- 50 gr de coco ralado
- 50 gr de amêndoa
- 50 gr de tâmaras 

Para o creme:
- 2 embalagens de requeijão para barrar Saloio (300 gr)
- 220 gr de polpa de marmelo cozido (2 marmelos + ou -)
- 60 gr de mel
- 1 folha de gelatina

Para a cobertura:
- 1 marmelo
- 1 laranja
- 1 flor de anis
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de chá de sementes de erva doce
- 1 colher de chá canela em pó

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º. 

Descasque o marmelo e corte em gomos. Coloque num pirex de forno. Cubra com o sumo de laranja, polvilhe com a canela. Distribua os restantes ingredientes e leve ao forno por 30 minutos ou até que estejam cozinhados ao seu gosto. Eu aprecio al dente. Deixe arrefecer.

Num robot de cozinha coloque os ingredientes da base e processe até que todos os ingredientes fiquem areados. Eu gosto de um pouco de textura pelo que não processei demasiado.

Distribua cerca de metade desta "areia" no fundo de 4 taças de sobremesa e calque com os dedos os com as costas de uma colher. Leve ao frio enquanto prepara o creme.

Num tachinho coloque a polpa do marmelo com o mel e deixe cozinhar até que comece a borbulhar. O objetivo é obter um creme meio doce mas com um travo ácido que se vai juntar ao requeijão quando estiver morno.

Com uma batedeira bata o requeijão cerca de 2 minutos. Adicione o creme de marmelo e bata mais um pouco.

Demolhe a folha de gelatina num pouco de água, cerca de 3 minutos. Escorra depois de demolhada e leve ao microondas uns 10 segundos. Com a batedeira a trabalhar junte ao creme de marmelo e requeijão. 

Distribua o creme em cima da base e leve ao frio cerca de 4 horas.

No momento de servir distribua quadrados/gomos de marmelos em cima do cheesecake e polvilhe com um pouco da "areia" da base por cima. 

Nota: para quem não abdicou ainda do açúcar, irá achar este cheesecake um pouco ácido. Adicione um pouco mais de mel no marmelo assado, ou mesmo no creme, ou coloque um fio de mel antes de servir em cada uma das taças. A outra opção, mais saudável, é deixar o açúcar refinado. :-) Ao final de duas semanas tudo lhe parecerá mais doce, mesmo está sobremesa.

Se gostar de marmelo assado, faça maior quantidade. Usa uma parte para esta sobremesa e a restante para comer mesmo assim, morninho. Uma delicia.


Comentários

  1. Este ano estava a pensar que não ia aparecer marmelos por aqui mas esta semana fui ao supermercado e vi lá uns, não me pareceram grande coisa mas também não tive tempo para escolher. tenho de lá voltar para trazer alguns e experimentar esta sobremesa! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic